Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)

28/07/2012 19:31

            A LEED é um sistema que emite certificados e incentiva as práticas de construção sustentável.

            Até pouco tempo atrás, profissionais de arquitetura e engenharia realizavam projetos apenas visando a aparência e estética dos imóveis a serem projetados, não parando para pensar no impacto que poderia acontecer futuramente com o meio onde vivemos.

            No Brasil a primeira certificação realizada pela LEED ocorreu em 2007, desde então houve um grande aumento nas solicitações para obtenção do selo, hoje o Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos países com maior número de construções registrados pela LEED, ficando atrás apenas dos EUA, China e Emirados Árabes.

            Atualmente é notável a preocupação dos investidores com o meio ambiente, pois até edifícios que não visam a certificação LEED também estão optando por soluções sustentáveis com o objetivo de reduzir seus custos operacionais além de colaborar com meio ambiente.

            A inserção de novas tecnologias está fazendo com que possamos amenizar o impacto ambiental causado pela construção civil. Algumas delas visam minimizar o consumo de energia e água, criar materiais mais eficientes e reduzir a poluição sem prejudicar o conforto do usuário.

            A arquitetura esta cumprindo seu papel de contribuir com a economia e a eficiência energética. O reaproveitamento da água através de sistemas complementares como de separação de águas cinza (que não possuem dejetos) das pretas (que possuem dejetos) e absorção seletiva da água da chuva reduzem o consumo de água tratada e consequentemente gera economia ao proprietário.

            A iluminação dentro dos parâmetros da LEED foca na economia de energia e leva em conta o melhor aproveitamento da luz natural para a construção.

 

 A LEED é um sistema flexível, portanto, há versões diferentes, dependendo das características de uma obra ou construção:

 
LEED NC – Novas construções e grandes projetos de renovação

LEED ND – Desenvolvimento de bairro (localidades)

LEED CS – Projetos da envoltória e parte central do edifício

LEED Retail NC e CI – Lojas de varejo

LEED Healthcare – Unidades de saúde

LEED EB_OM – Operação de manutenção de edifícios existentes

LEED Schools – Escolas

LEED CI – Projetos de interiores e edifícios comerciais

 

            A LEED exige uma série de pré-requisitos que não valem pontos para sua classificação, e outro sistema paralelo de pontuação que avalia diferentes aspectos dos empreendimentos, a pontuação combinada das diferentes categorias serão apontadas para um dos seguintes níveis de certificação, em ordem crescente, certificado, prata, ouro e platina.

 Para avaliar as construções que fizeram o requerimento do selo, a LEED criou as seguintes categorias: 


• Sistemas Sustentáveis (Terreno, implantação, entorno, transporte)
​​• Eficiência no uso da Água (Administração do consumo de água no edifício)
• Energia e atmosfera (Administração do consumo de energia no edifício)
• Materiais e recursos (Materiais renováveis)
• Qualidade do ambiente interno (Qualidade do ar interno do edifício e na obra)
• Design inovador (Inovação – Leed Accredited Professional)
 

            Ao realizar um projeto sustentável, os custos se tornam mais altos que um projeto convencional, mas este investimento será recompensado em médio prazo e assim economizando nos gastos futuros e ajudando a natureza.

            Pesquisas estimam que a redução de custos de uma obra tradicional para uma obra sustentável varia de 24 a 50% do consumo de energia, 33 a 39% de emissões de CO2, 40% de uso de água e 70% dos resíduos gerados nas obras.

            Hoje existem profissionais certificados pela LEED espalhados pelo Brasil inteiro, que facilitam o processo de certificação ambiental, são os chamados LEED AP (Accredited Professionals).

            Porém a tendência para os próximos anos é que edificações certificadas não sejam uma exceção e sim uma exigência dos consumidores e dos órgãos financiadores, já que seria um grande atrativo conseguir linhas de crédito mais baratas para este tipo de construções, que também passam a ter maior liquidez no mercado.

            Com o grande aumento da procura pelos certificados percebemos que hoje há uma consciência dos investidores na construção de novos edifícios em relação à sustentabilidade, e isto gera benefícios a toda a sociedade e ao meio em que vivemos.