Concreto Biológico

19/01/2013 19:18

            Pesquisadores da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), em Barcelona, desenvolveram um concreto biológico visando facilitar o processo da criação de jardins verticais. Os elementos utilizados no concreto proporcionam um crescimento acelerado de líquens e musgos que diminuem a temperatura interna da edificação.

            Além de diminuir os gastos com ar-condicionado, o concreto biológico também visa diminuir a emissão de CO2 na atmosfera e ampliar a aplicação de fachadas-verdes, devido à baixa manutenção que o sistema exige. Os pesquisadores buscaram uma técnica baseada na evolução temporal por descoloração para evitar que as raízes acabem danificando a edificação.

            A fabricação consiste na mistura do cimento Portland comum com um cimento à base de fosfato de magnésio de pega rápida, tornando assim um composto ligeiramente ácido, propício para o desenvolvimento de algas e líquens, principalmente no clima do mediterrâneo.

            Existem outros fatores que podem influenciar o desenvolvimento dos microrganismos no concreto, que são: a porosidade e a rugosidade, assim pode-se controlar o volume desejado de plantas no concreto. Como se trata de um método em desenvolvimento, os pesquisadores estão estudando meios para que a proliferação das plantas atinja o nível máximo um ano após o término do empreendimento.

            Outro foco do estudo está diretamente ligado à evolução dos líquens e algas durante as estações do ano, fazendo assim com que a fachada verde mude de cor adaptando-se a qualquer clima.

 

ESTRUTURA

            O painel é composto de uma camada estrutural além de outras três que servem de suporte para a proliferação dos organismos. A primeira camada consiste na impermeabilização da face estrutural que ficará em contato com as plantas.

            Já a segunda é uma camda biológica que consiste na base para o desenvolvimento das algas e musgos, tem por objetivo reter e armazenar a água da chuva.

            A última camada tem por finalidade impedir que a água armazanada na camada anterior escoe, garantindo o ambiente propício para o desenvolvimento dos microrganismos.

            Devido sua técnica de multi-camadas, o concreto biológico evita o desenvolvimento de vegetações com raízes, para que não danifiquem a construção. O concreto biológico também pode ser empregado em superfícies horizontais, jardins e também visa amenizar o impacto causado por uma edificação em sua paisagem.

Tópico: Concreto Biológico

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário