Estruturas para terremotos

13/01/2013 11:04

            Em locais que ocorre frequentemente abalos sísmicos, as novas construções estão sendo projetadas e calculadas para resistir aos tremores de terra para que haja menos destruições e mortes, assim dando mais segurança para a população atingida.

            Algumas das construções são feitas com paredes bem estruturadas, mas como o preço pode ser muito alto para a maioria das pessoas, muitas delas preferem se arriscar construindo moradias mais simples, sem muito custo.

            As construções de pequeno porte são estruturadas com paredes super-resistentes compostas de aço envolvidas por uma capa de concreto que são chamadas de shear walls, o único inconveniente é que acaba aumentando consideravelmente o peso próprio da edificação. Para as fundações destes empreendimentos são utilizados amortecedores de molas, parecidos e com a mesma finalidade de um amortecedor de carro, para estabilizar a estrutura durante os tremores.

            Para evitar que ocorram tensões muito elevadas nas junções entre os pilares, lajes e as estruturas de aço, é utilizado um material especial para dissipar a energia e aliviar as tensões provocadas pela movimentação da estrutura, assim caso ocorra o colapso de um andar este não afetará os outros.

            Já para estruturas de grande porte, os cuidados na fundação são maiores. Os alicerces com suspensão e amortecedores flexíveis são importantes para absorver o impacto gerado pelos terremotos.

            As aberturas de vidro também merecem uma atenção especial, pois são muito sensíveis a tremores por isso possuem em seu envoltório borracha ou plástico flexível para não colidir com a armação e evitando assim a quebra dos mesmos.

            Depois de muitos estudos os engenheiros descobriram uma forma eficaz para amenizar a movimentação do prédio em situações de tremores e ventos. Um pêndulo é instalado em uma das partes mais altas do edifício, pesado o bastante para movimentar toda a estrutura, permitindo que o prédio fique até 40% estável quando ocorrer um terremoto.

            Além de todas estas precauções, estão sendo desenvolvidos dispositivos para monitorar o pêndulo via internet, onde com ele poderá ser controlada a velocidade dos deslocamentos conforme a escala do tremor.

            O Chile que é uma região onde ocorrem muitos tremores possui um dos maiores prédios do mundo, o Taipei 101, com 508 metros de altura, onde o mesmo apresenta um sistema de pêndulo de 660 toneladas controlado eletronicamente instalado entre o 87° e o 92° andares.

  

Tópico: Estruturas para terremotos

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário