Como fazer Isométricos hidráulicos no AutoCAD.

23/09/2012 17:54

Quando não temos programas específicos para fazer projetos hidráulicos, temos que recorrer ao velho e bom AutoCAD, um componente do projeto hidráulico que gera dúvidas com relação a sua parte gráfica é o desenho isométrico, utilizado para traçar o caminho das tubulações de água fria ou quente no ambiente.

Com este tutorial temos o objetivo de elaborar um passo a passo de como fazer um isométrico utilizando apenas o AutoCAD.

O banheiro que utilizaremos para fazer o nosso isométrico será este mostrado na figura 01.

 

Figura 01 - Planta baixa do banheiro.

 

Em primeiro lugar vamos desenhar todas as tubulações, para isso desenhamos uma vista da parede onde serão embutidas as tubulações com a altura do pé direito, um pouco separado da planta para facilitar a rotação posterior. Já nesta etapa devemos incluir todas as informações pertinentes ao isométrico, como textos e cotas.

 

Figura 02 - Vista com as tubulações inseridas.

 

Após isso devemos habilitar algumas barras de ferramentas que serão extremamente úteis no decorrer do projeto, a barra “VIEW”, e a barra “UCS”.

 

Para habilitá-las é bastante simples, basta clicar com o botão direito do mouse em cima de qualquer barra de ferramenta existente na tela ou clicar em alguma parte vazia, selecionando a aba AutoCAD e clicar sobre as duas opções desejadas como na figura 03.

 

Figura 03 - Abas "UCS" e "View".

 

Agora podemos começar a rotacionar nosso desenho, para isso devemos escolher uma visão isométrica que se adeque melhor a nossa planta dentre as quatro opções da barra “View”, no nosso caso escolhemos a primeira opção que ficou como a figura 04.

Figura 04 - Vista isométrica.

 

Neste momento já temos uma visualização isométrica do nosso desenho, e necessitamos rotacionar a vista.

Para fazer essa rotação teremos que preparar o AutoCAD utilizando a barra UCS, esta barra altera as posições dos eixos. No nosso caso a intenção é alterar o eixo “x” e o “z”, assim podemos “levantar” nossa vista.

A partir disso teremos que clicar sobre o eixo “Y” que aparece na figura 05 e pressionar a tecla “enter” para que seu eixo permaneça no lugar, assim podemos dar continuidade ao projeto. Nesta parte devemos ter cuidado, pois o eixo que devemos rotacionar varia conforme a vista escolhida anteriormente.

 

Figura 05 - Eixos da barra "UCS".

 

Após a conclusão da etapa anterior o cursor terá que ficar como mostra a figura 06.

 

Figura 06 - Cursor.

 

 

Enfim podemos fazer a rotação, para isso seleciona-se toda a vista deitada, depois utilizamos o comando “rotate”. Posteriormente selecionamos o canto inferior do desenho com o mouse e digita-se 90, assim a vista irá rotacionar os 90° pretendidos.

Após isso a parede deverá ficar como a figura 07.

Figura 07 - Vista rotacionada.

 

Feito isso devemos voltar a posição original do UCS, este é um processo bem simples, clicamos primeiro na primeira vista fornecida pela barra view e depois voltamos a vista escolhida no começo da atividade.

Figura 08 - Barra de ferramenta "View".

 

Após isso o cursor localizado no canto inferior esquerdo volta ao normal, e podemos prosseguir com o projeto movendo a parede “erguida” de encontro com a planta, em seguida arrumamos o desenho excluindo as linhas representadas como parede e inserindo as saídas para os aparelhos sanitários ou como você desejar.

 

Figura 09 - Projeto isométrico finalizado.

Tópico: Como fazer Isométricos hidráulicos no AutoCAD.

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário