Escola Müller-Guttenbrunn

09/09/2012 16:21

             A escola pública primária localizada na cidade de Fürth na Alemanha foi construída em 1950 e recentemente passou por uma grande reforma e ampliação de seus blocos, que passou a contar com um novo complexo de três quadras esportivas.

            O projeto foi aprovado a partir de um concurso onde o escritório vencedor foi Trapez Arquitetura que reside em Hamburgo na Alemanha.

            Com um espaço amplo o projeto explorou o contato dos alunos com a natureza local, como os blocos antigos eram alinhados, os arquitetos criaram os novos dispostos em forma de um polígono para facilitar a interação entre todas as áreas.   

            As circulações foram criadas com um vasto espaço para que possam ser utilizados de várias maneiras como área de lazer coberta e para algumas atividades complementares, proporcionando conforto e comodidade para os estudantes. Como os blocos são similares e com algumas saídas para o exterior facilita a orientação e integração entre os diversos ambientes para os alunos e funcionários.

            Os saguões localizados nos encontros entre os edifícios são amplos e formados por paredes dobráveis que podem ser estendidas formando ambientes de múltiplo uso. Com esta ampliação a escola passou a oferecer um total de 480 vagas para estudantes.

            A estrutura do projeto de dois pavimentos foi executada em concreto armado com lajes que possuem até 8 m de vão, suas vedações foram feitas em alvenaria, a extensão total da ampliação chegou a 140 m de comprimento. No edifício existente foram feitos reforços nas lajes devido a novas aberturas no pavimento superior.

            Já a estrutura do telhado foi executada em madeira, em alguns ambientes amplos foi necessária a utilização de vigas metálicas para vencer um vão livre de 16 m de comprimento. O complexo esportivo também apresenta estrutura de madeira, utilizando materiais ecológicos aliado a um design moderno.

            Nas fachadas dos blocos que contém salas de aula foram executadas estruturas de aço que serviram de base para a fixação dos vidros utilizados para diminuir o consumo de energia elétrica.

Tópico: Escola Müller-Guttenbrunn

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário