Parque de Software IJALTI da Ciudad Guzman no México

14/07/2012 19:44

            Localizado na Ciudad Guzman no México, o parque de software do Instituto Jalisciense de Tecnologia da Informação (IJALTI) já contava com dois pequenos edifícios e após alguns anos foi encomendado um novo empreendimento que acabou não sendo finalizado, apenas a parte estrutural havia sido concluída.

            Para finalizar o edifício o IJALTI realizou um concurso para escritórios convidados, onde o vencedor foi o LeAP. Os principais desafios seriam a necessidade de um projeto arquitetônico flexível para acompanhar as constantes evoluções das empresas desenvolvedoras de softwares, e as elevações que exigem absorção térmica, devido à exposição solar.

            Além das principais elevações estarem voltados para o sol, o escritório vencedor do concurso propôs em seu projeto corredores exteriores a edificação, com o intuito de que os funcionários possam interagir fora do ambiente de trabalho e apreciar a paisagem que contempla um vulcão a 10 km do local.

            Como a estrutura existente não contava com escadas de emergências, apenas de serviço, a solução encontrada pelos projetistas foi de colocá-las na extremidade de cada corredor, que pode funcionar também como uma circulação vertical alternativa.

            Já para a proteção da radiação solar os arquitetos optaram por uma pele de metal para sombrear a edificação, visando não ofuscar a vista do vulcão. Além de proporcionar um conforto térmico esta pele também permite controlar a entrada de luzes naturais dentro do ambiente de trabalho.

            Para ajudar na confecção da pele, a empresa de consultoria TAL (Torres, Arenas and Loverich), ajudou no planejamento da geometria triangular.