Sistema de iluminação modular

04/08/2012 21:28

            Denominado de “Tekio”, que em sua tradução do japonês significa “adaptação”, o sistema de iluminação modular criado pelo design Anthony Dickens lançado em 2012 na Clerkenwell design Week em Londres foi inspirado nas tradicionais lanternas japonesas chamadas de Chōchin, utilizadas desde a antiguidade nos ambientes residenciais e principalmente comerciais no Japão.

            Seu produto foi criado a partir de uma moldura de alumínio interna com dobradiças onde são fixadas as lâmpadas que podem ser LED ou lâmpadas fluorescentes compactas, recomenda-se a utilização de LEDs, pois o papel ajuda a difundir sua iluminação. Suas dobradiças proporcionam uma flexibilidade de até 90°. A estrutura externa é composta por tiras finas de bambu que são cobertas por papéis finos. Seus módulos são encaixados entre si através de imãs localizados nas suas extremidades, facilitando seu encaixe.

            Por ser um sistema de iluminação flexível, permite criar diversas formas geométricas, como espirais, círculos, retângulos ou qualquer outra forma desejada. Como este mercado é predominantemente formado por sistemas rígidos onde não se tem nenhuma flexibilidade, o “Tekio” veio para dar uma injeção de criatividade para os design e arquitetos que atuam neste setor.

             Como o produto é composto por materiais leves, não necessita de uma estrutura especial para suportá-lo, facilitando sua instalação nos mais diversos locais.

            Sua utilização pode ser variada, desde decoração até como divisórias de ambientes. Como o próprio autor diz as formas que podem ser criadas são “limitadas por sua imaginação”.